A Paideia Ôntica

Autora: Margherita Carotenuto


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“Escopo da pedagogia é realizar um adulto capaz de ser verdadeiro para si mesmo e funcional para a sociedade.” Antonio Meneghetti
Qual o ponto em comum das civilizações sumério-acádia, grega, romana, a espiritualidade cristã, o Humanismo e a proposta pedagógica de Antonio Meneghetti? Para além das épocas históricas, das formas de civilização, cultura, língua... existe uma constante, uma identidade, uma humanidade comum da qual Meneghetti encontrou as coordenadas. Toda sociedade, através da educação, aspira reproduzir a si mesma e o faz com base naquilo que considera que seja ou deva ser um ser humano, ignorando que existe um projeto da natureza. Esse é o enorme valor da obra científica e pedagógica de Antonio Meneghetti, ter reencontrado aquele nexo que faz medianicidade entre indivíduo, consciência, sociedade e a vida perene da natureza total. Utilizando uma metáfora “clássica”, pode ser definida “paideia ôntica”: o modo como ajudar o homem, em qualquer época histórica, civilização, cultura e raça, a evoluir o potencial do projeto homem, como a vida o escreve.
Com este livro estamos diante de uma obra mestra que a história da pedagogia jamais pode imaginar e, menos ainda, dela se servir. O pensamento aqui reportado reúne a profundidade da análise psicanalítica moderna, as novas descobertas feitas pela mais avançada psicologia crítica do conhecimento e, sobretudo, uma consumada experiência no background de tudo o que foi a pedagogia oriental e ocidental. Se, depois, acrescentamos a tudo isso competência filosófica no aspecto ontológico e a novidade de um preciso exame teológico cristão e não cristão, verifica-se que efetivamente estamos diante de uma obra superior. Qualquer um que queira adentrar-se na competência da arte pedagógica poderá finalmente ter a chave para encontrar a criança como novidade histórica do espírito no mundo e poder interagir sem “marcar”, mas simplesmente provocar o projeto nativo que a vida insemina em cada criança. Além disso, é preciso recordar que todo o pensamento histórico, social e ideológico sobre a pedagogia sempre foi poluído por uma contradição de fundo da qual ninguém jamais se deu conta, aliás, cada um dos considerados grandes fazia parte interna dessa contradição. Os megassistemas jamais foram analisados no seu princípio. Os conceitos elementares de liberdade, de autonomia, de possibilidade à verdade sempre foram mal-entendidos e violados do tempo de Sócrates aos dias de hoje. Este livro de 444 páginas evidencia as mentiras que mantiveram uma contradição de fundo que sempre excluiu a possibilidade da análise objetiva. Sem este livro, até hoje toda a pedagogia contemporânea não somente permanece deficiente, mas continua a ser fermento de uma contradição oculta e aberração contra o simples do instinto-criança. Consequentemente, nenhum estudioso tem autoridade para certificar pedagogia se antes não supera essa contradição oculta que perenemente coloca em cheque qualquer análise e pesquisa. Não conhecendo este livro, se se continua a ser artífice de confusão, contradição e manipulação desviada da simplicidade nativa da criança.

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Detalhes

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Páginas: 444 páginas
Edição: 1ª edição
Ano de publicação: 2013
Acabamento: Brochura
Formato: 16 cm x 23 cm

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