Alécio Vidor

Alécio Vidor nasceu em de 25 de agosto de 1938, em Osorio-RS. Possui graduação em Teologia pelo Escolasticado São Jose (1964), graduação em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (1968), graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1971), graduação em Ontopsicologia pela Associação Internacional de Ontopsicologia – Roma (1978), Mestrado em Pro dissertatione Doctorali pela Pontifícia Universidade Católica de São Tomas – Roma e Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade São Tomas de Aquino – Roma (1973). Sua tese de doutorado foi revalidada no Brasil, ingressando por concurso como professor na Universidade Federal de Santa Maria, onde trabalhou de 1982 a 1996, chegando ao cargo de professor titular da instituição. Atualmente, é professor da Antonio Meneghetti Faculdade e da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Em 1978, iniciou o trabalho de ontopsicólogo no Brasil, sob autorização e orientação do Prof. Meneghetti. No mesmo ano, participou na Itália da fundação da Associação Internacional de Ontopsicologia (AIO), hoje uma ONG com caráter consultivo especial junto ao ECOSOC das Nações Unidas. Em 1985, participou da fundação da Associação Brasileira de Ontopsicologia e, em 1988, recebeu e acompanhou o Prof. Meneghetti na sua primeira visita oficial ao país, quando foi criado o Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro. Até hoje, contribui com os projetos científicos, educacionais e culturais da escola ontopsicológica em território brasileiro.

É autor dos livros: Filosofia Elementar, Base da análise clínica e versão científica dos sonhos, Natureza humana e educação, A epistemologia interdisciplinar, A gênese da alienação psicológica e Ontopsicologia, Uma nova psicologia para a pedagogia, Relação entre pais e filhos, A educação não diretiva.