Pedagogia

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  1. A Paideia Ôntica

    A Paideia Ôntica

    Autora: Margherita Carotenuto
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    “Escopo da pedagogia é realizar um adulto capaz de ser verdadeiro para si mesmo e funcional para a sociedade.” Antonio Meneghetti Qual o ponto em comum das civilizações sumério-acádia, grega, romana, a espiritualidade cristã, o Humanismo e a proposta pedagógica de Antonio Meneghetti? Para além das épocas históricas, das formas de civilização, cultura, língua... existe uma constante, uma identidade, uma humanidade comum da qual Meneghetti encontrou as coordenadas. Toda sociedade, através da educação, aspira reproduzir a si mesma e o faz com base naquilo que considera que seja ou deva ser um ser humano, ignorando que existe um projeto da natureza. Esse é o enorme valor da obra científica e pedagógica de Antonio Meneghetti, ter reencontrado aquele nexo que faz medianicidade entre indivíduo, consciência, sociedade e a vida perene da natureza total. Utilizando uma metáfora “clássica”, pode ser definida “paideia ôntica”: o modo como ajudar o homem, em qualquer época histórica, civilização, cultura e raça, a evoluir o potencial do projeto homem, como a vida o escreve. Com este livro estamos diante de uma obra mestra que a história da pedagogia jamais pode imaginar e, menos ainda, dela se servir. O pensamento aqui reportado reúne a profundidade da análise psicanalítica moderna, as novas descobertas feitas pela mais avançada psicologia crítica do conhecimento e, sobretudo, uma consumada experiência no background de tudo o que foi a pedagogia oriental e ocidental. Se, depois, acrescentamos a tudo isso competência filosófica no aspecto ontológico e a novidade de um preciso exame teológico cristão e não cristão, verifica-se que efetivamente estamos diante de uma obra superior. Qualquer um que queira adentrar-se na competência da arte pedagógica poderá finalmente ter a chave para encontrar a criança como novidade histórica do espírito no mundo e poder interagir sem “marcar”, mas simplesmente provocar o projeto nativo que a vida insemina em cada criança. Além disso, é preciso recordar que todo o pensamento histórico, social e ideológico sobre a pedagogia sempre foi poluído por uma contradição de fundo da qual ninguém jamais se deu conta, aliás, cada um dos considerados grandes fazia parte interna dessa contradição. Os megassistemas jamais foram analisados no seu princípio. Os conceitos elementares de liberdade, de autonomia, de possibilidade à verdade sempre foram mal-entendidos e violados do tempo de Sócrates aos dias de hoje. Este livro de 444 páginas evidencia as mentiras que mantiveram uma contradição de fundo que sempre excluiu a possibilidade da análise objetiva. Sem este livro, até hoje toda a pedagogia contemporânea não somente permanece deficiente, mas continua a ser fermento de uma contradição oculta e aberração contra o simples do instinto-criança. Consequentemente, nenhum estudioso tem autoridade para certificar pedagogia se antes não supera essa contradição oculta que perenemente coloca em cheque qualquer análise e pesquisa. Não conhecendo este livro, se se continua a ser artífice de confusão, contradição e manipulação desviada da simplicidade nativa da criança. Saiba mais
  2. Os Jovens e a Ética Ôntica

    Os Jovens e a Ética Ôntica

    Falar de ética ôntica aos jovens significa indicar qual é a posição ou critério elementar que a vida intenciona e projeta no individuo homem neste planeta e que vive no interior das nossas sociedades mais conhecidas. Todo jovem dotado de talento e vitalidade procura o modelo de mais-valia existencial para realizar a si mesmo. Certamente através da leitura deste pequeno e alegre livro, os melhores jovens (de 20 a 35 anos) poderão encontrar o parceiro mais inteligente e racional para a própria dialética de valores e alegria interior. É uma porção de opiniões que, porém, coincidem e mensuram o real da vida nesta sociedade inevitável. Colher um pouco do que expus significa centrar melhor o ponto de si mesmo e do mundo, e obter dele maior ganho de bem-estar e valor. Nada estatístico. Nenhum compartilhamento oficial. Tudo em voo de andorinhas para escolher bem a calha certa para o próprio ninho.Antonio Meneghetti.Leia as primeiras páginas
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  3. Pedagogia Ontopsicológica

    Pedagogia Ontopsicológica

    Autor: Antonio MeneghettiPedagogia significa: “a arte de como coadjuvar e desenvolver uma criança à realização”. A real novidade da Ontopsicologia, aplicada no campo pedagógico, é a descoberta do critério-base de natureza ou Em Si Ôntico. Uma vez individuado o Em Si ôntico, caso se consiga fazer uma pedagogia que consista o desenvolvimento do projeto de natureza, obtém-se como resultado um individuo, antes de tudo sadio e, depois, em condições de realizar a própria existência de modo criativo. Saiba mais
  4. Relação entre Pais e Filhos

    Relação entre Pais e Filhos

    Primeiramente, vivemos a vida, e só num segundo momento a compreendemos. Os pais modelam os filhos mais pelo modo como vivem, agem e reagem do que pelos conselhos que lhes dirigem. A dinâmica inconsciente atua antes que a decisão consciente se manifeste. Os filhos tornam-se prolongamento da vida e não apenas da consciência dos pais. Saiba mais
  5. Cinelogia Ontopsicológica

    Cinelogia Ontopsicológica

    Com este texto é superada toda a semiologia fílmica como crítica e expressão. É reimpostado o critério elementar para compreender o cinema em si, como fato de comunicação social, estimulação de pulsões individuais e compreensão do humano histórico. Sem dúvida, é uma obra que abre uma extraordinária inovação alternativa. Sobre o filme, todos falam a partir de convenções gerais. Antonio Meneghetti é totalmente diverso! Saiba mais

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